Wednesday, June 15, 2005

Heróis Nacionais

Gostava tanto de ser um herói nacional, mas infelizmente não nasci a tempo de viver a revolução! Mas que coisas magníficas não teria feito para que 30 anos depois as pessoas falassem em mim como um antifascista, amigo da democracia e da liberdade ... teria eu tentado impor a "democracia marxista-leninista"? Teria eu sido o master-mind e estratega de uma rede terrorista sob o disfarce da luta pela minha democracia? Teria eu dado aos amigos soviéticos planos de guerra para que centenas de soldados portugueses fossem mortos em África? Bem, estas foram algumas das ideias que tive para tentar ser um herói nacional! Pelo menos pelo que se viu e vê era bem capaz de resultar... mas a História, a verdadeira História começa a escrever-se quando os Heróis Nacionais atingirem os sete palmos de terra.

4 Comments:

Blogger ilha_man said...

Cunhal nunca quis a democracia em Portugal ... sempre defendeu a ditadura do proletariado, como na URSS ... o verdadeiro caminho para a democracia em Portugal deu-se a 25/11/75 e não em 25/04/74 ... durante ano e meio estivemos entre a saída duma ditadura fascista e a entrada numa ditadura comunista ... a democracia trouxe uma coisa intragável para Cunhal, as eleições ... ele sempre defendeu a mudança pela revolução e nunca pela eleição! Por isso, amigo Pedro : sim, ele lutou contra o regime fascista de Salazar e Caetano, mas NUNCA pela democracia! Também acrescento que Cunhal não é o único visado no post ... há outros heóis nacionais que também nunca quiseram a democracia! Mário Soares errou em muita coisa, mas sempre defendeu a democracia, ao contrário de Cunhal ... mas Cunhal foi um homem que sempre lutou pelo que acreditava e pelos seus ideais, não mudou com o sabor do vento ou por conveniências,nisso tem a minha admiração ... agora dizerem que lutou pela democracia, isso não, por isso ele nunca lutou ... a não ser que faças parte daqueles que acredita que se vivia uma democracia na URSS ... aconselho-te vivamente a leres alguns livros sobre o 25/04/74 ... pareces ser daqueles que acha: "Lutou contra o regime de Salazar?ah, então deve ser um bom homem! ... mas sabe, ele queria uma ditadura na mesma, mas em vez de ser fascista era comunista! Mas que interessa isso? O que interessa é que ele lutou contra Salazar!"

1:54 AM

 
Blogger ilha_man said...

Todos nós sabemos que Salazar e Caetano foram ditadores, que foram responsáveis pela Guerra Colonial e não sei quantos mais males nacionais. Caetano morreu exilado no Brasil votado ao esquecimento! Mas Cunhal que era um estalinista e acreditava na depuração para a manutenção da ditadura do proletariado, não acreditava em eleição,nem em liberdade, teve um dia de luto nacional. Otelo Saraiva de Carvalho achava que deviam juntar-se os reacionários no Campo Pequeno e passar-lhes à metralha, para além de ter sido o lider de uma organização terrorista que matou pessoas inocentes quando ja estavamos em plena democracia, estavamos nos anos 80!e o "companheiro Vasco" que também defendia uma ditadura comunista!
Hoje em dia vivemos em liberdade e democracia, coisa que não havia antes de 74, não há dúvidas, mas não foi por Cunal, Otelo, ou Vasco Gonçalves que a vivemos, pois eles queriam uma ditadura mais repressiva que a existente! Mas se achas que eles lutaram pela democracia e liberdade aconselho-te a falar com Ucranianos, por exemplo, para eles te falarem na marivilhosa democracia que havia na URSS!

6:30 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Cunhal=ditador de esquerda
Vasco=projecto de estaline
Otelo=Fidel wannabe
mas...
Soares=grande amigo de José Eduardo dos Santos(dá jeito, quando são sócios no tráfico de diamantes)
Guterres="do the the talk, not the walk..."
...todos temos defeitos, mas condenar ignoram o contexto espaço-temporal é no mínimo precipitado.
O que jornalistas e politicos dizem post mortem nem as baratas faz sentido.
Cunhal foi sim um grande simbolo da resistencia contra o fascismo sim, mas se há alguma duvida, então pergunta a quem viveu naquele periodo.E não foi o povo que impediu e desaprovou a sua tentativa de instaurar um regime comunista em Portugal, então se calhar até eram capazes de concordar...

3:06 PM

 
Anonymous Anonymous said...

sem cunhal não havia a festa do avante.

3:08 PM

 

Post a Comment

<< Home