Wednesday, November 16, 2005

Cultura e Convites

Hoje, dirigi-me ao Teatro Lethes no sentido de adquirir bilhetes para a peça Othello de William Shakespeare, pela ACTA. para o dia da estreia,26/11.
Para meu espanto foi-me dito que para os primeiros dois dias os lugares estariam reservados a convidados!
Num país em que a maioria das actividades culturais, e esta não é excepção, são subsidiadas pelo Estado, ou seja, pagas por todos nós, haver sessões restritas a convidados é no mínimo um escândalo! Ainda mais grave é saber que os destinatários desses convites são, maioritariamente, indivíduos com posses e que bem podiam pagar pelos seus bilhetinhos.
Todos os dias vemos, ouvimos e lemos reclamar-se mais cultura, porque esta faz-nos pensar, abre-nos novos horizontes, torna-nos mais imaginativos e exigentes, logo deveria estar aberta a todos e não somente a alguns.
A haver borlas deveria ser para os mais desfavorecidos e não para quem pode pagar!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

mas os pobres nessa hora tão a ver a novela da TVI.

3:13 PM

 
Blogger ilha_man said...

Eu compreendo que haja convites!Para haver uma peça, ou outra coisa qualquer, significa que houve quem tenha sacrificado a sua vida pessoal para ajudar, muitas vezes sem renumeração e claro que os convites são uma forma de agradecimento justo.
Discordo apenas que haja sessões apenas para convidados. Há convidados que não comparecem às sessões deixando-as algumas vezes às moscas. Porque é que essas sobras não são disponibilizadas?
Não tinha ficado estupefacto com a existência de sessões exclusivamente para convidados se esta peça tivesse outro patrocinador que não os contribuintes, através do Ministério da Cultura e Câmara Municipal.

4:48 PM

 
Blogger ilha_man said...

Há muito boa gente convidada que não desliga o telemóvel,chega à hora da peça fazendo uma barulheira que distrai e incomoda tanto quem assiste como quem está a interpretar ... é a eles que te referes?

4:55 PM

 

Post a Comment

<< Home