Tuesday, December 20, 2005

fascistas vs comunistas

Paolo Di Canio, jogador da Lázio de Roma foi suspenso por um jogo pela Federação Italiana de Futebol depois de no passado fim-de-semana ter repetido a saudação fascista, que segundo aquele organismo de futebol "evoca o regime fascista, caracterizado pela violência e pela discriminação racial.".
Tais gestos são condenáveis pelo que representaram e representam, mas penso eu, não são castigáveis,para mais quando tal gesto foi feito num país democrático, onde todas as opiniões devem ser ouvidas e respeitadas.
O fascismo faz parte da hitória negra da Europa do século XX tal como o comunismo da história universal.
Se os fascistas são os maus da fita por terem tido Hitler e Mussoulini, os comunistas não ficam atrás com Estaline e Mao Tse Tung, sem contar com os regimes,ainda hoje existentes, de Angola e Coreia do Norte.
Se o gesto de Paolo Di Canio foi castigado sugiro desde já que se comece a pensar nos castigos a aplicar a todos aqueles que andem de braço erguido e punho fechado,t-shirts vermelhas com "CCCP" estampado, sem esquecer as estrelas, foices, martelos e demais utensílios agrícolas.
Não sou fascista e muito menos comunista. Sou acima de tudo um democarata que não olha para a história com palas nos olhos.
Gostava que um dia me explicassem o porquê de ser uma ofensa chamar alguém de fascista e não ser ofensa igual ou pior chamar alguém de comunista.

PS: fico à espera do dia que comecem a castigar pessoas em Itália por andarem de camisa negra.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

SE ignorarmos o facto de que os direitos de imagem dos jogos e do é exbido neles pertencem a Federação Italiana e não ao senhor em questão(não nos lembramos que outros ja sofreram castigos por exibirem marcas comerciais não autorizadas, e SE menosprezarmos o facto de que o gesto foi feito utilizando meios audiovisiuais que não pertencem ao senhor em questao, e SE não atendermos ao facto de que o direito de expressao não concede o direito há imposição(eu não vejo futebol para saber as opinioes politicas de ninguem, mas sou eu...), e SE não notarmos que foi uma forma de aproveitamento politico, e SE notarmos que jogadores de inspiração comunista não têm gesto emblemático para recorrer, e SE relevarmos o facto de que existem formas de comunismo capazes de viver em sociedade democratica em harmonia com os outros(ex: movimento sindical) o que ainda não se notou nos movimentos de inspiração fascista, ENTÃO fixe.

12:58 AM

 
Blogger ilha_man said...

pois é, tens razão, casos como o de Jörg Haider na Áustria, ou o Le Penn em França, para não falar no Pim Fortuyn na Holanda são a prova de como movimentos de inspiração fascista não conseguem viver em harmonia com a democracia .)

1:55 PM

 
Anonymous Anonymous said...

quando se diz que o senhor haider é de extrema direita, esta-se a ter problemas na bussola pois ele é da direcção que lhe dá mais jeito.
O Le Penn é um bom exemplo sim senhor, pois ele pretende limitar os direitos de cidadaos franceses so baseado na sua cor de pela ou etnia(sera isto uma boa coesistencia?quando eu so discordo ok mas quando eu recuso-me a aceitar porque não gosto da embalagem,...bem!)
O fortuyn, ninguem pode dizer o que era pois não chegou a poder se mostrar, mas um fascismo que difere de todos os outros será que ainda é chamado de fascismo.
NOTA que todos eles são politicos que expressão as suas opinioes quando perguntados ou compram tempo de antena, não o roubam aos outros!

4:11 AM

 

Post a Comment

<< Home