Wednesday, January 25, 2006

A verdade histórica

"A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa vai pronunciar-se no próximo dia 25 de Janeiro sobre um Projecto de Resolução intitulado “Necessidade de uma condenação internacional dos crimes dos regimes comunistas totalitários”. Trata-se de um passo novo e de grande gravidade na ofensiva anticomunista, que o PCP desde já condena e rejeita inequivocamente, ao mesmo tempo que alerta todos os democratas para o carácter fascizante desta operação. ", in www.pcp.pt

Como escrevi há uns tempos, nunca percebi o porquê de só se condenarem os regimes totalitários fascistas e não os comunistas. Crimes são crimes independentemente de quem os pratica, e por isso devem ser julgados e condenados.
Todos os democratas, ao contrário do que defende o PCP, devem estar ao lado deste Projecto de Resolução, pois quem é democrata acredita na liberdade e repugna todo e qualquer sistema totalitário.
Se os regimes totalitários comunistas passaram tanto tempo incólumes deve-se ao facto de, na 2ª Guerra Mundial, a URSS ter feito parte dos Aliados na luta contra o regime fascista-nazi. Como os aliados necessitavam da ajuda da URSS na frente leste, não lhes convinha questionar e condenar Estaline pela existência dos Gulags, perseguições e assassínios políticos, ausência de liberdade, branqueamento histórico, deportações, pessoas a morrer à fome, etc, que reinava então na URSS, daí as coisas terem sido um pouco encobertas e "esquecidas".
Quando, em 1989, dá-se a Queda do Muro de Berlim, o mundo fica a conhecer as atrocidades dos regimes totalitários comunistas vigentes na Europa de leste. Dezassete anos depois da Queda, a verdade histórica desses regimes deve ser condenada, daí eu concordar em pleno com o Projecto de Resolução.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ainda bem que concordas.

12:32 PM

 

Post a Comment

<< Home