Monday, March 13, 2006

Burocracias

Por a minha mãe ter falecido e eu ser o filho mais velho tive de, juridicamente, assumir a figura de cabeça de casal. E que significa? Significa que tudo o que tenha a ver com a minha mãe tem de ser assinado por mim. À primeira vista não parece haver problema, mas como a minha mãe residia e faleceu em Ponta Delgada toda a burocracia tem de ser lá tratada, mas como eu resido em Faro a coisa complica-se. Para tentar resolver esse problema dirigi-me ao Notário para passar uma procuração ao meu irmão. Perguntei se poderia passar uma procuração dando poderes totais e gerais a ele o que me disseram ser muito difícil, que teria de especificar quais os poderes que delegava. Mas no país em que parece faltar sempre assinar um papel como saberei especificar o que pode o meu irmão assinar? Pelo andar da carruagem terei de passar uma nova procuração de dois em dois meses, uma para assinar uma escritura, outra para ele assinar outra coisa qualquer.
O Estado não deixa-me confiar totalmente no meu irmão. Tenho de escrever especificamente no que confio, não posso simplesmente dizer que confio. Sim, percebo que é uma medida de protecção a eventuais abusos, mas que dificulta a resolução de problemas burocráticos, lá isso dificulta.
Depois de tudo explicado foi-me entregue a minuta da procuração pretendida. Para meu espanto disseram-me que se passasse a procuração em casa a computador e lá fosse, ao Notário, reconhecer a minha assinatura pagaria 30€. No entanto, se a passasse lá e à mão pagaria 16€. Porquê? Não sei, mas é mais uma mistério da burocracia portuguesa.
Por falar em mistérios há também um que ainda hoje não me foi explicado: quando fiz a escritura da Habilitação de Herdeiros da minha mãe, ou seja, um documento onde diz que eu e o meu irmão somos os seus únicos herdeiros, pedi 3 cópias autenticadas do documento, pois eles só nos facultam uma. Disseram-me que por cada cópia autenticada no Notário, onde foi feita a escritura, teria de pagar 20€, mas se fosse a uma Junta de Freguesia faziam-me a mesma coisa, mas por 5€. Para minha felicidade quem me atendeu nesse dia sugeriu-me isso e poupei 15€, mas quantos e quantos de nós não sabem destes pormenores egastam imenso dinheiro desnecessáriamente?

1 Comments:

Blogger Unknown said...

somos constantemente enganados...

e nao sabia que era tao complicado com as procuracoes!

7:07 AM

 

Post a Comment

<< Home