Thursday, October 13, 2005

Seremos nós descendentes dos portugueses de há 500 anos?

Há cerca de 500 anos este pequeno rectângulo à beira mar plantado era dono de metade do mundo conjuntamente com a vizinha Espanha. Nada mau se tivermos em conta a dimensão de Portugal em comparação com outros países!
Foi graças à determinação, coragem e ambição que chegamos aos quatro cantos do mundo! Gente com sonhos e que não receou obstáculos, velhos do restelo, um mar de perigos desconhecidos!
Se pensarmos que, segundo a Evolução das Espécies, só as características mais fortes, as mais aptas passam de geração em geração, não seria de esperar que os genes da determinação, coragem e ambição, os que nos tornaram mais fortes, tivessem permanecido no mapa genético português? Hoje não deveríamos ter esses nobres genes, exceptuando os mais fracos que se teriam perdido na imensidão do tempo?

Não deveríamos estar com 2 pés numa galera em vez de "um numa galera e outro no fundo do mar"?

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Esses genes de que tu falas estão presentes mas manifestam-se de forma diferente hoje em dia.
Como? Perguntas tu... No desenrascanço.

O povo portugues passou dos descobrimentos para os desenrascanços e até temos destaque especial no wikipedia sobre o tema:
http://en.wikipedia.org/wiki/Desenrascan%C3%A7o

:)

1:20 PM

 
Anonymous Anonymous said...

olhar poeticamente para o passado cega-te para o obvio.
partimos a descoberta porque tinha de ser(excesso de populaçao e nobreza), escolhemos zonas desconhecidas porque tinha de ser(norte de africa não valeu de nada), e foi no passado que começamos a perder aquilo que conquistamos(má gestão das colonias).
Somos uma prograssão natural do que eramos.

11:48 AM

 

Post a Comment

<< Home