Sunday, June 19, 2005

Como já escrevi aqui, o Dr Miguel Beleza defende uma taxa única de IVA de 19% .... mais grave que o aumento no preço de livros, jornais e revistas, ou seja, a informação, seria o agravamento dos produtos de 1ª necessidade! Para famílias cujo agregado familiar é composto por 4 pessoas ( mãe, pai e 2 filhos) e com um rendimento mensal de 1000€ seria sem dúvida um aumento incomportável porque para além da alimentação existem as facturas da água,luz, telefone, a prestação ou renda de casa ....
Para estes casos ou para famílias mais carenciadas o economista defendia a atribuição de ajudas directas, consoante a declaração de IRS .... num país em que existe uma larga percentagem de pessoas que não declaram aquilo que ganham e que por conseguinte fogem aos impostos, a medida defendida por Beleza agravaria as desigualdades e diminuíria em muito o poder de compra dos portugueses.
Acima de tudo acho que deve lutar-se por uma máquina fiscal mais eficiente em que todos paguem aquilo que devem. Assim, o todo pagaria menos e haveria um maior poder de compra por parte de todos nós.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home