Thursday, July 07, 2005

A Penúria







21% IVA =

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não eram vacas?

12:23 AM

 
Blogger ilha_man said...

essas além de estarem há muito anoréticas,agora também estão loucas .)

12:27 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Para as nossas estarem assim tão cadavéricas, imagina o deles. Enquanto nós exprememos, eles incham. Gordos de M_#$A!

1:13 AM

 
Blogger ilha_man said...

Concordo ctg Pedro. Claro que o aumento do IVA reflecte a gestão danosa que tem havido em Portugal!
Mas para a classe média, aquela que em Portugal ainda paga impostos, estes constantes aumentos de preços que começaram a acentuar-se nos últimos anos com a entrada no EURO,IVA de 17 para 19% há 3 anos, novo aumento agora, e claro sem esquecer dos salários a aumentar abaixo da inflacção, faz com que estes sintam cada vez maiores dificuldades!
Em relação à Suécia, se tivéssemos os ordenados deles surportaríamos 25% de IVA, mas para nós suportar os 21% é difícil!
Em Espanha a taxa é 5% mais baixa o que faz com que muitas empresas portuguesas estejam a mudar as suas sedes para lá, porque não conseguem competir! Os habitantes das povoações fronteiriças e não só preferem fazer compras e pôr combustível em Espanha, pois a diferença de preços é razoável!
Claro que podia ter posto todas as razões que levam Portugal a estar nesta situação,mas o aumento do IVA é o reflexo prático, é a razão prática pela qual estamos em penúria!
Num post anterior já tinha defendido que uma cobrança mais eficaz dos impostos significaria que todos pagariam menos e acho que o caminho deve ser esse e não o sobrecarregamento de quem já paga!

5:41 PM

 
Blogger ilha_man said...

sim, mas quando falo em classe média falo naquela que não ganha o suficiente para ser rica, mas recebe o suficiente para não ter apoios sociais, logo é aquela que paga e cala!podemos é falar numa classe média baixa e numa classe média alta e claro que assim a baixa é a que se ressente mais!

10:26 PM

 
Anonymous Anonymous said...

a classe baixa paga menos impostos que a classe média, visto que não possui apoios sociais,são na sua maioria trabalhadores por conta de outrém(logo fugir a carga fiscal é muito dificil),e são a classe socialmente mais estável da sociedade portuguesa(menor taxa de divorcios, maior apoio aos filhos), tudo encargos a longo prazo, que penalizam o "bom" cidadão.
As classes sociais estão defenidas pelos seus rendimentos e encargos sociais, e a sociedade ocidental assenta numa unidade básica que é a familia(aquela que paga impostos, cria os filhos, vai votar,etc.)
Killing the family, no more society!

1:33 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Assim de repente, aqui ficam 2 exemplos:
1º Hoje fui à câmara municipal de LIsboa tratar de: " pedido de autorização de alvará de licença de habitação" (começa bem, não acham????)
A verdade é que estacionei o carro em frente à porta, às 10h30 da manhã. No balcão da entrada, e muito eficientemente indicaram-me a sala de "habitação".
O "placard" mostrava o nº 30. Tirei uma senha - 31!!! Excelente! Passados 10 segundos chegou a minha vez! Atendimento 5 estrelas!!!
Comecei a desconfiar... Será mesmo PORTUGAL??
A dúvida logo se desvaneceu, apesar do atendimento irreprenssível, não pude deixar de ouvir 2 telefonemas, de telefones fixos da câmara, de 2 funcionários diferentes, a tratarem da sua vidinha... contenção de despesas públicas???? 21 % de IVA???
48 % do ordenado em descontos????
Vão para o raio que os parta! TODOS!!!

2º Tive o prazer de ir a Badajoz esta semana!
16% de IVA!!!
Fui ao Corte Ingles... não dá para acreditar na diferença...
Materiais de construção... a diferença é enorme!!!!
VIVA A CE!!!!!!!
Tudo o que puder vou comprar a Êspanha!
"mai nada!"

1:47 AM

 

Post a Comment

<< Home